O projeto Educonexão visava o fortalecimento do entendimento de uma escola mais inovadora, possibilitando a reflexão e o repensar das diretrizes didáticas e assim, promover oportunidades para que professores tenham condições necessárias para fomentar a melhora do seu desempenho escolar. Para isso, ofertou cursos de capacitação para professores sobre o uso de tecnologias digitais nas salas de aula da rede pública, por meio de parcerias com Secretarias de Educação.
Local: Brasil
Beneficiários: Coordenadores pedagógicos, professores e estudantes
Período: 2011 a 2020
No Educonexão, o Instituto Crescer promoveu formações presenciais e à distância, com a duração de oito meses e a certificação em curso de extensão aos concluintes, bem como aplicou uma Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras (APEI-50, criado pelo Instituto Crescer) que analisa, a partir de 50 indicadores, práticas educacionais que os docentes utilizam e são consideradas fundamentais para a inovação no fazer pedagógico.
Por meio do Educonexão, atuamos para estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pela comunidade educadora; sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo no qual o foco está no desenvolvimento das competências cognitivas básicas, digitais e socioemocionais; e valorizae a função do coordenador pedagógico, como aquele que contribui com o processo de desenvolvimento profissional da sua equipe e que acompanha a prática em sala de aula. Com isso:
+ 2 mil educadores concluíram a formação, apenas em 2019;
+ 63,8 mil estudantes foram beneficiados;
Em 51 municípios entre 20 estados brasileiros.