O programa Aluno Monitor promoveu a formação em conceitos básicos de tecnologia para o gerenciamento dos laboratórios de informática nas escolas, além da multiplicação de conhecimentos para educadores, estudantes do Ensino Fundamental e Médio e profissionais ligados às Secretarias de Educação. Em avaliação, feita pela Unesco em 2007, constatou-se que a adoção do programa Aluno Monitor Microsoft contribuiu para elevar as condições dos alunos e professores das escolas públicas a um novo patamar: o do desenvolvimento humano pela melhoria da qualidade da Educação.
Local: 230 municípios brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo e no Núcleo de Iniciação Profissional do Instituto Alana.
Beneficiários: Educadores e estudantes
Período: 2003 a 2012
No Programa Aluno Monitor, o Instituto Crescer fez a sistematização do Programa, o desenvolvimento do conteúdo de Tecnologia da Informação e Comunicações (TICs) voltado para alunos e a confecção do Guia de conteúdo do projeto. Em relação às formações, aplicamos 790 oficinas presenciais, realizamos a transposição do curso para formato EAD e o acompanhamento dos cursos, bem como a articulação com as Secretarias de Educação para a aplicação presencial da formação para professores e alunos, além da geração de relatórios de participação.
Por meio do Aluno Monitor, atuamos para promover a formação em conceitos básicos de tecnologia para o gerenciamento dos laboratórios de informática nas escolas. Com isso:
36.040 pessoas participaram;
230 municípios integraram a iniciativa, divididos entre 19 estados.