Mais Luz para a Amazônia

O Mais Luz para a Amazônia é um programa, do Governo Federal, que busca levar energia renovável a comunidades remotas da Amazônia Legal. Em comunidades indígenas do Mato Grosso, Rondônia e Acre, o Instituto Crescer, em parceria técnica com o Grupo Energisa, realiza pesquisas socioeconômicas em comunidades indígenas, visando entender o interesse delas em receber sistemas fotovoltaicos. Priorizando o respeito, as entrevistas procuram entender a demanda por energia elétrica e identificar oportunidades de renda e desenvolvimento local.

Local: Estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre

Beneficiários: Comunidades indígenas

atuação do ic

No projeto Mais Luz para a Amazônia, o Instituto Crescer faz a implementação e gestão do projeto na área social e articula alianças e campanhas para mobilização social. Também faz uma consultoria a empresas, órgãos públicos e organizações para a elaboração de diretrizes de programas educacionais, sociais e de desenvolvimento, além de produzir conhecimento por meio da sistematização de projetos, elaboração de pesquisa e construção de metodologias e instrumentos analíticos. 

resultados do ic

Por meio do projeto Mais Luz para a Amazônia, estamos atuando para que grupos minorizados, povos tradicionais, comunidades periféricas e rurais estejam nos espaços democráticos de participação social. Também desempenhamos um papel fundamental de formar empresas conscientes e efetivamente responsáveis social e ambientalmente.  Com isso, trabalhamos para que:

  • Pessoas estejam bem informadas e com criticidade para buscar seus direitos e exercer seus deveres;
  • Empresas sejam comprometidas com questões sociais, ambientais e educacionais, investindo no terceiro setor para implementação de projetos;
  • Lideranças empresariais sensíveis as questões sociais e ambientais, de forma a contribuir com o desenvolvimento econômico com respeito à diversidade e com equidade;
  • Empresas com cultura corporativa que leve à maior consciência de seu papel e atuação para transformação socioambiental.

financiador do programa

VEJA OUTROS PROJETOS