diretrizes para uma marca

em crescimento

Siga as diretrizes desta página para garantir o uso correto da marca do Instituto Crescer e, caso tenha dúvidas, entre em contato por meio do e-mail comunicacao@icrescer.org.br

nossa marca

A forma preferêncial da nossa marca é a versão colorida e completa, ou seja, com símbolo e logotipo, sobre fundo branco ou em tons claros, mantendo um bom contraste e a margem de proteção conforme a indicação.

CONSTRUÇÃO E ESPAÇO LIVRE

A unidade de medida para definir a margem de proteção da marca é o círculo utilizado no símbolo, representada como X. Dessa forma, nas aplicações da marca deve-se respeitar a medida de 1 X de distância de qualquer elemento do layout. Observação: para a versão da marca que contém apenas o símbolo, essa medida de proteção só é necessária caso ela não esteja sendo utilizada como elemento gráfico ou padrão visual nas peças produzidas.

seleção de marca

Se você tem dúvidas sobre qual versão da nossa marca usar, pense com quem você está falando e no espaço que você tem para aplicar. Veja alguns exemplos a seguir:

Quando usar:

  • Sempre que possível;
  • Em comunicações com pessoas que ainda não nos conhecem;
  • Em aplicações com espaço o suficiente para manter a margem de segurança.

Quando usar:

  • Em comunicações com pessoas que já estejam familiarizadas com a marca do Instituto Crescer;
  • Na criação de padrões visuais;
  • Como elemento visual de layouts diversos.

Quando usar:

  • Nunca.

Essa é a única versão que não deve ser utilizada em hipótese alguma.

o que não fazer

Existem arquivos originais da marca do Instituto Crescer disponíveis para qualquer aplicação possível. Sendo assim, não é necessário ajustar, modificar, otimizar ou alterar a marca do Instituto Crescer ou qualquer um de seus componentes, de qualquer maneira. Nas imagens ao lado é possível visualizar alguns exemplos de como não utilizar a marca do Instituto Crescer, como por exemplo:

  • Mudar as cores
  • Distorcer o logotipo
  • Mudar o tipo de letra
  • Usar contornos
  • Preencher com imagens
  • Girar
  • Usar uma forma diferente
  • Alterar as proporções
  • Empilhar elementos do logotipo
  • Logos comemorativos com a idade do IC

nossas cores

Nossa paleta de cores para criação de peças visuais é bem diversa e você a verá em todos os lugares em nossas comunicações. São cores vivas e que representam o Instituto Crescer e todos os verbos que nos fazem ser quem somos. 

Amarelo 01

C 7 | M 37 | Y 97 | K 0

R 236 | G 169 | B 0

HEX #eca900

Laranja 01A

C 2 | M 60 | Y 100 | K 0

R 235 | G 124 | B 0

HEX #eb7c00

Laranja 02A

C 10 | M 84 | Y 100 | K 2

R 213 | G 68 | B 20

HEX #d54414

Azul Escuro

C 100 | M 91 | Y 43 | K 46

R 2 | G 26 | B 71

HEX #021a47

Amarelo 02

C 2 | M 33 | Y 95 | K 0

R 247 | G 179 | B 0

HEX #f7b300

Laranja 01B

C 2 | M 54 | Y 99 | K 0

R 239 | G 137 | B 0

HEX #ef8900

Laranja 02B

C 0 | M 83 | Y 99 | K 0

R 232 | G 70 | B 12

HEX #e8460c

Azul Claro

C 96 | M 73 | Y 0 | K 0

R 26 | G 75 | B 160

HEX #1a4ba0

Verde Escuro

C 77 | M 23 | Y 84 | K 7

R 61 | G 138 | B 76

HEX #3d8a4c

Verde Claro

C 58 | M 14 | Y 96 | K 1

R 128 | G 168 | B 51

HEX #80a833

Cinza

C 60 | M 50 | Y 49 | K 43

R 84 | G 84 | B 84

HEX #545454

tipografia

A tipografia é uma parte importante da comunicação da nossa marca. O uso consistente do tipo desempenha dois papéis principais: legibilidade e reconhecimento da marca. Onde quer que nossas comunicações apareçam, o uso correto de nossas fontes acrescenta clareza e cria familiaridade com a marca.

montserrat

Montserrat é a nossa fonte padrão. Impactante, expressiva e com uma boa legibilidade.

Usamos essa fonte em todas as nossas comunicações, diferenciando sua aplicação por pesos, sendo:

Utilizar em casos especiais

Utilizar em casos especiais

Utilizar em casos especiais

Utilizar em blocos de textos grandes

Utilizar em blocos de textos médios

Utilizar em destaques em meio aos textos

Utilizar em destaques em meio aos textos, títulos e grandes cabeçalhos

Utilizar em títulos e grandes cabeçalhos

Utilizar em títulos e grandes cabeçalhos

Signika

Foi a tipografia escolhida para o desenvolvimento da nossa marca. Por isso, ela deve ser utilizada na construção de novos programas ou iniciativas institucionais, assim como marcas de ações de marketing e endomarketing.

Manual de Aplicação da Marca

Para ter acesso ao nosso Manual de Aplicação da Marca completo e as demais diretrizes de uso, basta clicar no botão abaixo!