diretrizes para uma marca
em crescimento
Siga as diretrizes desta página para garantir o uso correto da marca do Instituto Crescer e, caso tenha dúvidas, entre em contato por meio do e-mail comunicacao@icrescer.org.br
nossa marca
A forma preferêncial da nossa marca é a versão colorida e completa, ou seja, com símbolo e logotipo, sobre fundo branco ou em tons claros, mantendo um bom contraste e a margem de proteção conforme a indicação.
![Logotipo do Insituto Crescer](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Primary-Logo.png)
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/05/favicon.png)
CONSTRUÇÃO E ESPAÇO LIVRE
A unidade de medida para definir a margem de proteção da marca é o círculo utilizado no símbolo, representada como X. Dessa forma, nas aplicações da marca deve-se respeitar a medida de 1 X de distância de qualquer elemento do layout. Observação: para a versão da marca que contém apenas o símbolo, essa medida de proteção só é necessária caso ela não esteja sendo utilizada como elemento gráfico ou padrão visual nas peças produzidas.
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/espaco-livre-ic.png)
seleção de marca
Se você tem dúvidas sobre qual versão da nossa marca usar, pense com quem você está falando e no espaço que você tem para aplicar. Veja alguns exemplos a seguir:
![Logotipo do Insituto Crescer](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Primary-Logo.png)
Quando usar:
- Sempre que possível;
- Em comunicações com pessoas que ainda não nos conhecem;
- Em aplicações com espaço o suficiente para manter a margem de segurança.
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/05/favicon.png)
Quando usar:
- Em comunicações com pessoas que já estejam familiarizadas com a marca do Instituto Crescer;
- Na criação de padrões visuais;
- Como elemento visual de layouts diversos.
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/nao-usar-ic.png)
Quando usar:
- Nunca.
Essa é a única versão que não deve ser utilizada em hipótese alguma.
o que não fazer
Existem arquivos originais da marca do Instituto Crescer disponíveis para qualquer aplicação possível. Sendo assim, não é necessário ajustar, modificar, otimizar ou alterar a marca do Instituto Crescer ou qualquer um de seus componentes, de qualquer maneira. Nas imagens ao lado é possível visualizar alguns exemplos de como não utilizar a marca do Instituto Crescer, como por exemplo:
- Mudar as cores
- Distorcer o logotipo
- Mudar o tipo de letra
- Usar contornos
- Preencher com imagens
- Girar
- Usar uma forma diferente
- Alterar as proporções
- Empilhar elementos do logotipo
- Logos comemorativos com a idade do IC
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/nao-fazer-ic.png)
nossas cores
Nossa paleta de cores para criação de peças visuais é bem diversa e você a verá em todos os lugares em nossas comunicações. São cores vivas e que representam o Instituto Crescer e todos os verbos que nos fazem ser quem somos.
Amarelo 01
C 7 | M 37 | Y 97 | K 0
R 236 | G 169 | B 0
HEX #eca900
Laranja 01A
C 2 | M 60 | Y 100 | K 0
R 235 | G 124 | B 0
HEX #eb7c00
Laranja 02A
C 10 | M 84 | Y 100 | K 2
R 213 | G 68 | B 20
HEX #d54414
Azul Escuro
C 100 | M 91 | Y 43 | K 46
R 2 | G 26 | B 71
HEX #021a47
Amarelo 02
C 2 | M 33 | Y 95 | K 0
R 247 | G 179 | B 0
HEX #f7b300
Laranja 01B
C 2 | M 54 | Y 99 | K 0
R 239 | G 137 | B 0
HEX #ef8900
Laranja 02B
C 0 | M 83 | Y 99 | K 0
R 232 | G 70 | B 12
HEX #e8460c
Azul Claro
C 96 | M 73 | Y 0 | K 0
R 26 | G 75 | B 160
HEX #1a4ba0
Verde Escuro
C 77 | M 23 | Y 84 | K 7
R 61 | G 138 | B 76
HEX #3d8a4c
Verde Claro
C 58 | M 14 | Y 96 | K 1
R 128 | G 168 | B 51
HEX #80a833
Cinza
C 60 | M 50 | Y 49 | K 43
R 84 | G 84 | B 84
HEX #545454
tipografia
A tipografia é uma parte importante da comunicação da nossa marca. O uso consistente do tipo desempenha dois papéis principais: legibilidade e reconhecimento da marca. Onde quer que nossas comunicações apareçam, o uso correto de nossas fontes acrescenta clareza e cria familiaridade com a marca.
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-ic.png)
montserrat
Montserrat é a nossa fonte padrão. Impactante, expressiva e com uma boa legibilidade.
Usamos essa fonte em todas as nossas comunicações, diferenciando sua aplicação por pesos, sendo:
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-thin-ic.png)
Utilizar em casos especiais
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-extralight-ic.png)
Utilizar em casos especiais
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-light-ic.png)
Utilizar em casos especiais
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-regular-ic.png)
Utilizar em blocos de textos grandes
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-medium-ic.png)
Utilizar em blocos de textos médios
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-semibold-ic.png)
Utilizar em destaques em meio aos textos
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-bold-ic.png)
Utilizar em destaques em meio aos textos, títulos e grandes cabeçalhos
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-extrabold-ic.png)
Utilizar em títulos e grandes cabeçalhos
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/montserrat-black-ic.png)
Utilizar em títulos e grandes cabeçalhos
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-ic.png)
Signika
Foi a tipografia escolhida para o desenvolvimento da nossa marca. Por isso, ela deve ser utilizada na construção de novos programas ou iniciativas institucionais, assim como marcas de ações de marketing e endomarketing.
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-light-ic.png)
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-regular-ic.png)
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-medium-ic.png)
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-semibold-ic.png)
![](https://institutocrescer.org.br/wp-content/uploads/2023/12/signika-bold-ic.png)
Manual de Aplicação da Marca
Para ter acesso ao nosso Manual de Aplicação da Marca completo e as demais diretrizes de uso, basta clicar no botão abaixo!