O novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034) está em debate, e o Instituto Crescer lançou uma nota técnica com reflexões sobre os caminhos para garantir o alcance pretendido.
Nossa análise aponta a necessidade de priorizar a formação docente integradora e a avaliação de competências digitais. Em nossa nota técnica, compartilhada com o Ministério da Educação e parlamentares, destacamos que uma formação de educadores abrangente e interdisciplinar é crucial para que o plano alcance suas metas de desenvolvimento integral dos estudantes
Para uma educação verdadeiramente transformadora, o PNE precisa fortalecer suas estratégias, indo além de modelos tradicionais. Defendemos a criação de metas exequíveis para a educação digital, com o desenvolvimento de uma matriz de referência para a avaliação da aprendizagem digital.
Sugerimos que o grupo de trabalho do INEP para a criação da metodologia de avaliação seja plural. Relembramos que o PNE anterior teve poucas metas totalmente atingidas, reforçando a importância de um plano robusto para os próximos dez anos da educação brasileira.
Para saber mais sobre as nossas propostas, leia a nota técnica na íntegra clicando aqui. Ou, se preferir, veja o resumo executivo clicando aqui.