Bem vindo(a) ao Instituto Crescer


INTRODUÇÃO

Por Luciana Allan

O Guia Oficinas Crescer em Rede é um documento que traz a sistematização de um conjunto de oficinas pedagógicas que podem ser aplicadas junto à crianças e adolescentes em qualquer contexto de aprendizagem, na educação formal como atividades complementares ao trabalho que é feito em sala de aula ou no contraturno, como apoio ao projeto Mais Educação do Ministério da Educação, por exemplo, ou no contexto da educação informal, em atividades desenvolvidas por instituições do terceiro setor ou ainda por meio de voluntariado.

As oficinas foram planejadas para um período de 3 horas, com intervalo de 20 minutos para um lanche, utilizando de recursos materiais simples que podem ser encontrados em qualquer comunidade.

Todas as oficinas seguem a mesma sequência didática, tendo como objetivo colaborar para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais das crianças e jovens participantes.

As oficinas foram organizadas para atender duas faixas etárias, 8 a 12 anos e 13 a 16 anos. A sequência didática prevê a organização de três momentos:

- Aquecimento: com duração de 20 minutos, tem como objetivo principal acolher os participantes, baixar a ansiedade e envolvê-los com a temática. Sentados em roda, ouvem uma música, veem um vídeo ou escutam uma história que abre para o diálogo e a reflexão. Ao participar deste processo com frequência, os participantes criam o hábito de escutar, participar de discussões e expor suas ideias com tranquilidade e respeito ao próximo;

- Experimentação: com duração de 120 minutos, traz atividades bem dinâmicas, mão na massa, com uso de diferentes recursos e muitos desafios. Promove o raciocínio lógico, a pesquisa, a produção de diferentes tipos de textos, muito movimento corporal, além de construção de objetos com diferentes materiais. Há tempo limitado paras as tarefas, valoriza-se o trabalho em equipe, a autonomia e a autorreflexão permanente, competências fundamentais para ser um cidadão participativo na sociedade do século XXI.

- Avaliação: com duração de 20 minutos, visa promover oportunidade de avaliação do processo de aprendizagem junto com os alunos, estimulando que relatem as conquistas e desafios que tiveram ao participar da atividade. Em roda e com apoio de perguntas de sondagem, os alunos são estimulados a relatar suas impressões, sensações e sentimentos, processo importante para desenvolvimento das competências socioemocionais, além da comunicação e escuta ativa.

O Guia Oficinas em Rede está alinhado com a missão do Instituto Crescer de ser uma referência na construção e disseminação de tecnologias sociais que contribuam com a melhoria da qualidade da educação, permitindo que pessoas sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos.

O Guia é um recurso educacional aberto, produzido sobre a licença Creative Communs, permitindo que seja utilizado na íntegra ou remixado, de acordo com os desafios e interesses pessoais de cada leitor e de cada instituição, sem deixar de referenciar a autoria.

Aproveite este material e crie oportunidades de aprendizagem significativa para crianças e adolescentes brasileiros, que, mais críticos e participativos, poderão ajudar a construir um Brasil melhor!

BAIXE OS MANUAIS:

8 a 12 anos
INTRODUÇÃO CIRCO EDUCOMUNICAÇÃO MUSICA RECREAÇÃO

© 2017 Todos os direitos reservados - Instituto Crescer